Hoje fizemos uma experiência para verificar como funcionam os ímanes.... para compreender melhor o funcionamento da nossa pista de comboios. Tínhamos a ideia de que o íman atraí os metais, mas hoje chegamos à conclusão que não é bem assim, ou seja: nem todos os metais são atraídos , pois verificamos isso mesmo experimentando..
Materiais utilizados: íman, objetos variados recolhidos por nós na cozinha e na sala de aula ( objetos de metal, de plástico e de madeira ...)
Procedimento: Colocar o íman em contacto direto com os objetos.
Colocar o íman muito perto dos objetos , mas sem contacto direto.
O que observamos: Que o íman não atrai todos os objetos, mesmo os de metal, mas os que são atraídos tanto o são em contacto direto como com contacto indireto.
Materiais utilizados: íman, objetos variados recolhidos por nós na cozinha e na sala de aula ( objetos de metal, de plástico e de madeira ...)
Procedimento: Colocar o íman em contacto direto com os objetos.
Colocar o íman muito perto dos objetos , mas sem contacto direto.
O que observamos: Que o íman não atrai todos os objetos, mesmo os de metal, mas os que são atraídos tanto o são em contacto direto como com contacto indireto.
Como não percebíamos porque é que alguns metais não eram atraídos pelo íman, a nossa educadora explicou-nos que os metais não são todos iguais. Tal como os tecidos,que nós já aprendemos,podem ser diferentes ( lã, algodão, seda...), também os metais podem ser diferentes.. Nós conhecemos alguns desses metais: o ferro, dos pregos, o níquel das moedas, o ouro do « anel de casamento», a prata dos brincos da nossa educadora e o alumínio dos pratos e tigelas da cantina... e foi esses mesmos que experimentamos....
Então chegamos a uma conclusão, ora vejam o video com atenção:
Muito legal! Parabéns pelo belíssimo trabalho que estão desenvolvendo.
ResponderEliminarAbraço!
http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/