segunda-feira, 18 de março de 2013

Uma novidade feliz....

Hoje apenas 11 meninos vieram ao jardim, mas tiveram uma ótima surpresa logo pela manhã....
Durante o fim de semana, nasceram algumas das  lagartinhas de bicho da seda, que estavam no seu ovinho desde o ano anterior....fomos buscar uma folhinha de amoreira ( sim, porque a nossa amoreira já tem folhas, embora pequeninas), pois a natureza é assim mesmo.... prepara-se para receber novas vidas...
Reparem como são pequeninos...e pretinhos. Quando crescerem ficarão brancos (fêmea) ou com risquinhas (macho). A partir de agora temos mais esta responsabilidade....alimentar diariamente estes bichinhos comilões... e acompanhar o seu crescimento e metamorfose....

3 comentários:

  1. É uma experiência fantástica para observar a metamorfose.
    Fiz um trabalho semelhante em 2003, mas fui alertada a não prosseguir, pois não podemos levar animais para experiências em sala de aula. No mesmo ano também observamos a metamorfose do sapo, ou seja, levamos girino para a sala, dentro de aquários. Tivemos que devolver à lagoa.
    Não concordei, mas tive que respeitar...
    Acho o trabalho de observação super valioso!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá,
      Concordo quando diz que é muito bom observar, pois é da observação sistemática que nasce o conhecimento....
      Nós aqui em Portugal, nunca recebemos nenhuma directiva no sentido de não ter animais na sala de aula.
      Pessoalmente não concordo em capturar animais( que estão em liberdade na natureza)para manter em cativeiro (pássaros, grilos etc..), porque é retirá-los do seu habitat natural; mas os animais que já nasceram em cativeiro não vejo inconveniente nenhum, antes pelo contrário,ajudam e muito a cultivar nas crianças o sentido da responsabilidade e o respeito por todos os seres vivos, para além das aprendizagens que vão fazendo na área das ciências.
      Agora o que eu defendo sempre é que sejam respeitados e bem tratados.
      Nós na sala de aula temos as lagartinhas de bicho da seda e um hamster. As crianças adoram o hamster (Minie) e aprenderam muitas coisas sobre este animal(alimentação, reprodução, hábitos etc...).

      Eliminar
  2. É uma experiência muito interessante e que me faz lembrar a minha infância...:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário...Com o seu incentivo ou as suas sugestões podemos melhorar....