Em Santiago, a tradição ainda é o que era.... pelo menos esta tão singular que é a de « roubar» vasos ( e outros objetos curiosos...) na noite de S. João... Hoje, logo pela manhã o cruzamento , perto da ponte, acordou cheio de vasos, cadeiras , mesas de plástico e até... uma vaca, imaginem... é claro que era uma vaca de plástico !!! Esta tradição curiosa que se realiza por diversos locais do nosso país e tem origens antigas, conta-nos que : Os homens/rapazes solteiros «roubavam » os vasos de casa das raparigas casadoiras, e iam coloca-los no largo da aldeia junto à igreja ou junto à fonte, pois sabiam que elas iram ao outro dia procura-los... Talvez esta fosse uma forma de aproximação para uma possível conquista... Quem sabe ??? O que é certo é que com o tempo esta tradição foi-se alterando e atualmente os jovens « roubam » os vasos mais para se divertirem e como forma de pregar partidas... mas ninguém leva a mal... pois é S. João, afinal !!!
Depois de termos conversado sobre esta tradição e termos contado como foi a noite de S. João, fomos fazer um manjerico, planta típica desta romaria...
Pode encontrar aqui o MANJERICO
Engraçado. A grande quantidade de vasos encontrados. Há uns anos o meu pai contava-me uma histórias parecidas de quando ele era jovem e ligadas com os Santos populares. Divirtam-se!!! Abraço. Antónia.
ResponderEliminarNão conhecia esta tradição... Muito interessante... engraçado!
ResponderEliminarAbraço!