segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dia de S. Martinho

Ontem, foi o dia de S. Martinho, patrono do concelho de Penafiel . Na cidade as festas são muito apreciadas pela população, e duram uma semana. As famílias vão passear à cidade e  levam os seus filhos para andar nos tradicionais carroceis, comer farturas e outros doces, visitar as  barraquinhas com roupas, brinquedos etc...
Hoje, a conversa nas novidades de fim de semana girou em volta deste assunto. Algumas crianças já foram e quiseram contar a sua experiência:

Matilde- Eu fui ao S. Martinho e comi farturas e bebi um ice tea.
Juliana- Eu andei nos carrinhos.
Gonçalo Reis- Eu vi música e fui a casa do meu primo Francisquinho comer.
Luana- eu também fui ao S. Martinho e comprei um balão da Minie.
Margarida Ramos- Eu fui com o meu primo Diogo aos carroceis, mas não quis andar. O Diogo chorou porque queria que eu fosse.
Pedro Afonso- Eu vou hoje aos carroceis do S. Martinho.

Depois, foi-lhes colocada a seguinte questão :  Quem é o s. Martinho ?
E a resposta foi imediata:
Diogo- Era uma cavaleiro.
Mariana- Que tinha uma capa.
Manuel- E era vermelha.
Gonçalo Pacheco- E tinha um cavalo .
Diogo- E uma espada.
Mariana- Ele cortou a capa .
Diogo- Para dar ao pobre.
Mariana- Depois foi embora com o seu cavalo.

E assim começou a nossa Lenda de S. Martinho, que relembramos, pois os mais novos não conheciam. 
Depois de a nossa educadora nos contar esta história de generosidade, foi a nossa vez:


E que bem que nós recontamos esta história. 
E também fizermos a  dramatização :
Ia o S.Martinho no seu cavalinho e viu um pobrezinho
cheio de frio.
O S. Martinho cortou a sua capa ao meio...
E deu metade ao pobrezinho.
Logo a chuva desapareceu e apareceu o sol.
É o verão de S.Martinho
E ainda fizemos o registo em desenho :

2 comentários:

  1. Que legal! Os pequenos adoram fazer dramatizações...
    Parabéns para você e seus pequenos!
    Abraço!

    http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. adoro este espaço
    parabéns lúcia

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário...Com o seu incentivo ou as suas sugestões podemos melhorar....