sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dia da Língua Gestual Portuguesa

Hoje é o dia em que se comemora a oficialização da Língua Gestual portuguesa....

A LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA foi reconhecida na Constituição da República Portuguesa em 1997. É a língua oficial da comunidade surda, e ficou consagrado na Constituição que o Estado Português se compromete a “proteger" e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e igualdade de oportunidades pelas pessoas com surdez.

Esta língua é produzida por movimentos das mãos / configuração, do corpo e por expressões faciais e a sua receção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.

No nosso agrupamento ( agrupamento de escolas Joaquim de Araújo) temos alunos surdos desde o pré escolar até ao 3º ciclo e comemoramos esta data como um marco histórico pela sua importância na escolarização e educação das pessoas com surdez.

Já ontem os nossos alunos começaram a fazer na cidade, uma ação de sensibilização junto da comunidade , sobre esta problemática e deram  a conhecer um pouco do trabalho realizado pelo nosso agrupamento na educação destes alunos.



Também junto de toda a comunidade educativa ( escolas do agrupamento de todos os níveis de ensino) foi divulgada esta data com um pequeno video onde se faz uma breve explicação sobre esta língua . Neste video também nós, alunos do pré-escolar ( surdos e ouvintes) participamos cantando uma canção de outono em língua portuguesa e em língua gestual , que a formadora Cristina Gonçalves ( nossa professora de LGP), nos ensinou.



Aqui na nossa escola, juntamos todos os alunos ( pré escolar e 1º ciclo ) e vimos em conjunto o video, conversamos sobre a importância desta língua para os alunos  surdos e para os ouvintes que diariamente contactam com ela  e se esforçam  por  comunicar com os seus amigos surdos.
No pré-escolar estamos a ter uma experiência muito positiva com as aulas de LGP, das quais todos os alunos gostam  e aprendem com muito entusiasmo...

2 comentários:

  1. Muito interessante. Deixo uma história com língua gestual (talvez já conhecem) que recebi ontem no facebok. Muito engraçada e original!!
    http://www.youtube.com/watch?v=j4jp8AdwOIo&sns=fb

    "Publicado em 21/11/2012
    MÃOS DE ENCANTAR é o nome escolhido para a coleção de livros infantis assinada por Paula Teixeira.
    "O Som das Cores" é a primeira história desta coleção, e é ela própria um hino à inclusão. Um livro onde os personagens das ilustrações fazem língua gestual portuguesa (LGP) e que contém os abecedários em LGP e em Braile, para as crianças aprenderem a falar com as mãos e a escrever picotando numa língua diferente. Inclui ainda um DVD lúdico-pedagógico, com o videoclip da música original feita a partir da história. O DVD é também audiobook, pois a história é contada em LGP e sonorizada.
    Aqui, os surdos vêem. Os cegos ouvem. E os outros desmistificam preconceitos, ao descobrirem que não é difícil comunicar com uma criança especial. Paula Teixeira, com este projeto inédito no mercado editorial português, por ser totalmente inclusivo, ensina a conjugar o verbo incluir em todas as suas formas."

    ResponderEliminar
  2. Olá obrigada pela dica, de facto já conheço o livro. Ainda não o comprei, porque apesar de o ter folheado , desconhecia que o Dvd era tão interessante... Foi muito bom conhecer a versão multimédia, e talvez seja a minha próxima aquisição...
    Bjs

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário...Com o seu incentivo ou as suas sugestões podemos melhorar....