A LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA foi reconhecida na Constituição da República Portuguesa em 1997. É a língua oficial da comunidade surda, e ficou consagrado na Constituição que o Estado Português se compromete a “proteger" e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e igualdade de oportunidades pelas pessoas com surdez.
Esta língua é produzida por movimentos das mãos / configuração, do corpo e por expressões faciais e a sua receção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.
No nosso agrupamento ( agrupamento de escolas Joaquim de Araújo) temos alunos surdos desde o pré escolar até ao 3º ciclo e comemoramos esta data como um marco histórico pela sua importância na escolarização e educação das pessoas com surdez.
Já ontem os nossos alunos começaram a fazer na cidade, uma ação de sensibilização junto da comunidade , sobre esta problemática e deram a conhecer um pouco do trabalho realizado pelo nosso agrupamento na educação destes alunos.
Também junto de toda a comunidade educativa ( escolas do agrupamento de todos os níveis de ensino) foi divulgada esta data com um pequeno video onde se faz uma breve explicação sobre esta língua . Neste video também nós, alunos do pré-escolar ( surdos e ouvintes) participamos cantando uma canção de outono em língua portuguesa e em língua gestual , que a formadora Cristina Gonçalves ( nossa professora de LGP), nos ensinou.
Aqui na nossa escola, juntamos todos os alunos ( pré escolar e 1º ciclo ) e vimos em conjunto o video, conversamos sobre a importância desta língua para os alunos surdos e para os ouvintes que diariamente contactam com ela e se esforçam por comunicar com os seus amigos surdos.
No pré-escolar estamos a ter uma experiência muito positiva com as aulas de LGP, das quais todos os alunos gostam e aprendem com muito entusiasmo...
Muito interessante. Deixo uma história com língua gestual (talvez já conhecem) que recebi ontem no facebok. Muito engraçada e original!!
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=j4jp8AdwOIo&sns=fb
"Publicado em 21/11/2012
MÃOS DE ENCANTAR é o nome escolhido para a coleção de livros infantis assinada por Paula Teixeira.
"O Som das Cores" é a primeira história desta coleção, e é ela própria um hino à inclusão. Um livro onde os personagens das ilustrações fazem língua gestual portuguesa (LGP) e que contém os abecedários em LGP e em Braile, para as crianças aprenderem a falar com as mãos e a escrever picotando numa língua diferente. Inclui ainda um DVD lúdico-pedagógico, com o videoclip da música original feita a partir da história. O DVD é também audiobook, pois a história é contada em LGP e sonorizada.
Aqui, os surdos vêem. Os cegos ouvem. E os outros desmistificam preconceitos, ao descobrirem que não é difícil comunicar com uma criança especial. Paula Teixeira, com este projeto inédito no mercado editorial português, por ser totalmente inclusivo, ensina a conjugar o verbo incluir em todas as suas formas."
Olá obrigada pela dica, de facto já conheço o livro. Ainda não o comprei, porque apesar de o ter folheado , desconhecia que o Dvd era tão interessante... Foi muito bom conhecer a versão multimédia, e talvez seja a minha próxima aquisição...
ResponderEliminarBjs